terça-feira, 11 de outubro de 2011

O Círio de Nazaré, as diretas e Tancredo

A história sempre é contada sob a ótica dos vencedores. Esta frase não é original, mas resume muito bem o meu sentimento ao ler no dia de ontem o artigo do senador Aécio Neves na FSP intitulado “Círio de Nazaré”.

O Círio de Nazaré é a maior manifestação religiosa do país e acontece todos os anos no segundo domingo de outubro. Este ano reuniu mais de dois milhões de devotos. O artigo inicia elogiando essa demonstração de fé e relata a experiência vivida pelo atual senador no ano de 1984, quando acompanhou o seu avô Tancredo Neves na referida procissão.

Por coincidência eu também estava lá neste dia, mas o meu olhar sobre os fatos históricos são bastante distintos do político tucano.

Nas vésperas do Círio a cidade de Belém protagonizou uma das últimas tentativas de manter viva a chama por eleições diretas em nosso país. Estávamos em outubro e em abril a emenda Dante de Oliveira havia sido derrotada, mas a população continuava se mobilizando por diretas já. Acontece que as elites costuravam um grande acordo político que viabilizaria a eleição de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral.

Com a viabilização da transição da ditadura para a democracia de forma controlada pela elite, restava controlar o povo. Assim, no segundo semestre as lideranças conservadoras do movimento pelas diretas começaram a proibir e coibir a presença da esquerda nas manifestações, chegando a proibir a presença de bandeiras vermelhas nos comícios da campanha, tudo isso para tornar o movimento cívico num instrumento de pressão para a vitória de Tancredo no Colégio Eleitoral.
No sábado antes do Círio de 1984 os movimentos de resistência a ditadura decidiram contrariar a orientação que impedia bandeiras vermelhas. Todos os militantes que tentaram hastear suas bandeiras foram reprimidos.

No dia seguinte Tancredo Neves assistiria o Círio de Nazaré em um prédio público municipal. Na noite de sábado decidimos protestar contra a repressão e a prisão de inúmeros militantes pela Polícia Militar comandada pelo ex-governador Jader Barbalho. Para não ofender a religiosidade de nosso povo foi confeccionada uma grande faixa para ser erguida em frente ao palanque oficial onde estaria o futuro presidente indireto do país.
Tive a honra de levantar esta f
aixa e nela estava escrita a seguinte citação bíblica: Por que me persegues? Foi um protesto que durou alguns segundos e simbolizou claramente que a correlação de forças de um movimento tão bonito como o das diretas já havia mudado.

Não me recordo de ter visto Aécio Neves no palanque, mas éramos bens jovens (eu com 21 anos e ele com 24 anos) e o meu olhar era para Jáder Barbalho e Tancredo Neves.

Realmente o Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa marcante para o povo do Pará e do Brasil, mas certamente nossos olhares sobre a história são bens diferentes.

3 comentários:

Gerson Neto disse...

É assim que se pode ganhar perdendo. Parece uma sina. Ganhamos perdendo com Tancredo e as Diretas, ganhamos perdendo com Lula.

Anônimo disse...

Olá Luiz, meu nome é jeferson. Sou jornalista do PSTU. Gostaria de entrar em contato contigo. Poderia enviar seu contato para o meu email??

jlchoma@yahoo.com.br

GesaCorrêa disse...

É fundamental o resgate de momentos da história contada por quem está ao lado do povo.
Valeu Luiz!