quarta-feira, 25 de maio de 2011

Precisamos de muitas Amandas


Na semana passada a notícia educacional que mereceu mais destaque na mídia foi a excelente fala da professora potiguar Amanda Gurgel. Sem ter sido a sua intenção a referida professora contribuiu enormemente para a luta por mais verbas para a educação.

Nesta semana a Comissão Especial da Câmara dos Deputados abriu o prazo para apresentação de emendas ao Projeto de Lei nº 8035 de 2010, que estabelece o novo Plano Nacional de Educação.

Também foram aprovadas inúmeras audiências públicas sobre o tema nos estados. Nestas audiências os membros da Comissão Especial pretendem ouvir as análises e propostas da sociedade civil, dos gestores estaduais e municipais e dos trabalhadores em educação.

O assunto das emendas parece bem encaminhado. Os setores comprometidos com a defesa de um PNE PRA VALER estão apresentando uma centena de emendas, todas destinadas a tornar o próximo plano nacional compatível com os anseios dos educadores brasileiros. Muitos parlamentares estão se dispondo a apresentar estas emendas.

Não serão apresentadas apenas emendas progressistas. Já alertei neste blog (http://migre.me/4DjiR) para a movimentação dos setores privatistas, que possui bancada expressiva no Congresso e são muito bem articulados. Afora o seu próprio lobby, contam com a ajuda indireta do governo federal, que está interessado em dividir os custos da expansão do acesso com este segmento.

A batalha decisiva por um PNE PRA VALER não será travada dentro das salas das Comissões da Câmara ou do Senado. Esta batalha só será vitoriosa se houver intensa mobilização em defesa de um projeto educacional progressista.

Por isso o título deste post. O que mais precisamos no momento é que se multipliquem Amandas por todo o Brasil. Precisamos que as Marias, os Josés, Alfredos, Cíceros, Luizes e Antônias, ou seja, que os professores e demais trabalhadores brasileiros se disponham a lutar por mais inclusão educacional, pela valorização dos trabalhadores em educação e, em especial, por 10% do PIB para a educação.

Esse é o nosso maior desafio do momento. Para mais informações sobre o calendário de audiências públicas da Comissão Especial do PNE nos estados basta acessar: http://migre.me/4Djwi.

Nenhum comentário: