terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Mudanças no INEP


O Diário Oficial da União desta terça-feira publica a primeira mudança na equipe do MEC no governo Dilma. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Joaquim Soares Neto, foi exonerado de seu cargo.
A imprensa associou a sua saída aos recentes problemas de acesso ao portal do SISU pelos estudantes, mas considero que foi apenas o coroamento de um desgaste mais antigo.

A ida de Joaquim Soares Neto para o INEP foi uma aposta feita pelo Ministro de colocar no comando da instituição alguém com experiência em gestão e execução de exames nacionais. Ele veio direto do Cespe, instituição ligada a UnB e que tem vasta experiência em concursos nacionais e organiza o vestibular daquela universidade.
O novo nome para o cargo também foi anunciado no Diário: Malvina Tânia Tuttman, reitora da Universidade Estadual do Rio (UniRio).

Malvina Tânia Tuttman possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Sua tese de doutorado foi “Compromisso Social da Universidade: os Olhares da Extensão” e sua orientadora a Professora Regina Leite Garcia.

No momento a professora Malvina Tania Tuttman exercia o cargo de reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), para o qual foi eleita em agosto de 2004 e reeleita em 2008.

Além desta função, a professora Malvina exercia desde 2007 o cargo de Vice-Presidente da Regional Sudeste da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES.

Vamos esperar as explicações oficiais para a saída de Joaquim Neto e aguardar os primeiros pronunciamentos de Malvina Tuttman.

De qualquer forma o fato do INEP voltar a ser dirigido por alguém ligado à academia e a pesquisa é um bom sinal. Não concordo com a diminuição do papel do INEP a mero intermediário na contratação de empresas para realização de exames em larga escala. Seu papel primordial deve ser o de realizar e fomentar pesquisas educacionais, disponibilizando dados confiáveis, realizando avaliações e estimulando pesquisas a partir deste material.

Um comentário:

Marcus Braga disse...

Novo secretariado
http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=16996