sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Saiu prévio do censo escolar 2010

O Diário Oficial da União do dia de hoje publicou a prévia do Censo Escolar 2010. Ainda teremos uma fase para ajustes por parte dos estados e municípios, oportunidade para corrigir possíveis erros, mas tal procedimento não costuma alterar as tendências gerais encontradas na prévia.

Assim, já podemos inferir algumas conclusões:

1ª. Houve redução do número de alunos atendidos pelas redes estadual e municipal, o que significa queda na matrícula geral da educação básica. Em 2009 tínhamos 45 milhões 052 mil alunos e a prévia aponta para 42 milhões 191 mil alunos, uma queda de 6,4% nas matrículas destas redes.

2ª. A única etapa que aponta para um crescimento é o atendimento em creche, que cresceu 7,7%.

3ª. As demais etapas e modalidade decresceram, sendo a queda de 4,4% na pré-escola, 3,2% no ensino fundamental e 3% no ensino médio. As quedas mais sentidas são as da pré-escola, pois a PNAD 2009 registrou 1,4 milhão de alunos fora da escola e no ensino médio, com igual ordem de grandeza de jovens excluídos.

Às vésperas da finalização da vigência do Plano Nacional de Educação e do envio de nova lei estabelecendo metas e diretrizes para os próximos dez anos, a universalização da educação básica continua sendo um grande desafio.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como assim?
Somos Agentes Auxiliares de Creche concursados da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Fizemos concurso a nível fundamental, mas atuamos em sala como professores sem qualquer reconhecimento.
http://professoresleigos.blogspot.com/