quinta-feira, 7 de maio de 2009

Ato pede saída de Gilmar Mendes do STF


Centenas de manifestantes estiveram presentes em um ato público contra o ministro Gilmar Mendes. O PSOL havia convocado um ato para o dia 5 e decidiu unificar sua atividade ao ato convocado pelo “Movimento Saia às Ruas”, composto por entidades sociais, ONGs, estudantes, advogados e funcionários públicos.

Os manifestantes acenderam cinco mil velas na Praça dos Três Poderes e pediram a imediata saída do senhor Gilmar Mendes. Ao final receberam o apoio de mais de 100 indígenas, que compareceram dançando e protestando contra Gilmar Mendes.

No manifesto do Movimento é dito que ao “libertar o banqueiro Daniel Dantas e criminalizar os movimentos populares, o Ministro Gilmar Mendes revela a mesma mentalidade autoritária contra a qual lutamos nos últimos 30 anos”. E mais, que “a voz das ruas está pedindo a saída do presidente do STF Gilmar Mendes”.

Estiveram presentes ao ato os deputados federais do PSOL Luciana Genro, Ivan Valente e Chico Alencar, além de vários membros da Executiva Nacional do Partido.

O ministro Gilmar Mendes tem se tornado o arauto do conservadorismo em nosso país. Foi o responsável pelos primeiros ataques a Operação Satiagraha, mandando libertar por duas vezes o banqueiro Daniel Dantas, recriminando o Juiz Fausto de Sanctis e criticando a ação da Polícia Federal.

Tem tido postura de criminalização dos movimentos sociais, fazendo pronunciamento contra o MST, exigindo ação policial do governo do Pará para retirar os integrantes do movimento das fazendas de propriedade de Daniel Dantas.
Articulou a reação do STF contra a libertação do ativista italiano Cesare Battisti, preso no Presídio da Papuda e com refúgio político concedido pelo governo brasileiro.
Gilmar Mendes esteve envolvido em todo o nebuloso processo de privatização das estatais ocorrido no governo FHC, não explica o enriquecimento que teve durante estes anos e patrocina a continuidade de uma oligarquia na cidade onde possui fazendas no Mato Grosso.

A novidade da manifestação de ontem (6 de maio) foi a capacidade que o movimento tem de crescer e se tornar uma mobilização cívica, do jeito que na época das diretas e do Fora Collor milhares de cidadãos sem experiência anterior na política e sem vínculos orgânicos com sindicatos, partidos e entidades populares saiam ás ruas para protestar.

É hora de reforçar a ampliação da luta contra Gilmar, unificando e nacionalizando a luta. Quem quizer conhecer melhor o Movimento Saia às Ruas pode acessar o seu blog no endereço: http://www.saiagilmar.blogspot.com/

Nenhum comentário: