terça-feira, 7 de abril de 2009

Sacrifícios para a maioria


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou nesta segunda-feira, 6, no município mineiro de Montes Claros, que as prefeituras assumam sua parcela de sacrifício na queda de arrecadação da União em razão da crise financeira internacional.


Segundo Lula, o importante "é que cada prefeito, cada governador e cada ministro saiba que reduziu a receita". "Reduzindo a receita, vai reduzir a distribuição", afirmou.


Interessante o raciocínio se a prática governamental não fosse totalmente contraditória. A postura do governo Lula não tem sido de exigir igual sacrifício para todos os setores sociais, senão vejamos:


1º. Recentemente foram cortados 25 bilhões de reais do Orçamento da União, mas nenhum centavo foi retirado do dinheiro reservado para pagar juros e amortização da dívida pública;


2º. Um dos motivos da queda da arrecadação é a manutenção de altas taxas de juros, mas o governo continua tímido no ritmo de sua diminuição, tudo isso para não prejudicar os amigos especuladores, que foram atraídos para investir no Brasil devido aos astronômicos juros praticados;


3º. Mesmo demitindo trabalhadores as montadoras continuam sendo beneficiadas com isenções fiscais;


4º. Mais de meio milhão de brasileiros voltaram a transitar na linha de pobreza depois da eclosão da crise mundial;


Ou seja, o presidente pede para os prefeitos ficarem quietos diante da queda dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios. E são os prefeitos que terão dificuldade de honrar os compromissos com a população, pois cabe a municipalidade o fornecimento dos serviços básicos.


O quadro de Portinari é bem ilustrativo do resultado desta política.

Nenhum comentário: