terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Estudo sobre financiamento da educação

Produzida a partir da análise dos investimentos em educação feitos pelo governo federal desde 2003, o primeiro número da revista “Insumos para o Debate” aborda o “Financiamento da Educação no Governo Lula”. A publicação será lançada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação no próximo dia 29, às 12 horas, na Universidade Federal do Pará, na cidade de Belém, durante seminário no FSM (Fórum Social Mundial).
A revista é composta por três textos escritos por Salomão Ximenes, coordenador do Programa Ação na Justiça da ONG Ação Educativa, pelo professor da USP de Ribeirão Preto, José Marcelino Rezende Pinto e pelo autor deste blog.
O estudo mostra, por exemplo, que tendo o PIB (Produto Interno Bruto) como referência, o Brasil investiu, em média, o equivalente a 4% de seu PIB em educação entre 1995 e 2005, sendo que no mesmo período o repasse anual destinado para o pagamento de juros da dívida pública variou de 4% a 7% do PIB.
Uma das constatações dos autores é que as aplicações da União no setor estão aquém do necessário para um governo que diz priorizar a educação do país.
É um importante instrumento de reflexão para todos aqueles que lutam por uma educação pública e de qualidade.
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação é uma rede social que articula mais de 200 entidades de todo o Brasil, incluindo sindicatos, movimentos sociais, organizações não-governamentais, universidades, grupos estudantis, juvenis e comunitários e muitas outras pessoas que acreditam que um país cidadão somente se faz com uma educação pública de qualidade.

Nenhum comentário: