quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Dívida é a verdadeira prioridade


Analisando a execução orçamentária do governo federal disponível no SIGA Brasil do dia 1º de dezembro é possível concluir que o pagamento dos encargos da dívida interna e externa (ela ainda teima em existir mesmo diante dos seguidos desmentidos oficiais) é a verdadeira prioridade nacional.
Com o refinanciamento e serviço da dívida interna foram gastos 446,4 bilhões de reais. Somados a 17 bilhões deslocados para refinanciar e honrar os serviços da dívida externa, o gasto chega a 463,4 bilhões de reais, valor devidamente torrado com ‘nossa” dívida com credores e especuladores de toda a ordem.
Como o orçamento executado representa 1 trilhão de reais, este valor consumiu 45,2% de tudo que foi arrecadado pelo governo federal dos laboriosos contribuintes brasileiros.
Isso representa quase 13 vezes o aplicado pelo governo federal em saúde, mais de 24 vezes o investido em educação. E 665 vezes o aplicado em reforma agrária.
Esta prioridade tende a se aprofundar, pelo menos é o que apontam as medidas implementadas pelo governo para combater a crise econômica mundial. Nada de aumentar os gastos sociais, a prioridade é salvar os banqueiros, especuladores e até empresas que decidiram que era mais fácil ganhar dinheiro na ciranda financeira do que gerar emprego e aumentar a produção nacional.

Nenhum comentário: