sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Assistentes sociais lançam alerta

No final de setembro aconteceu em Brasília o 37º Encontro Nacional de CFESS / CRESS. Do encontro participaram 242 delegados, representando mais de 82 mil assistentes sociais espalhados por todo o país.
Ao final do Encontro foi aprovada a “Carta de Brasília” (disponível no site
www.cfess.org.br). É um alerta contra os efeitos da crise. Textualmente afirma que a “opção equivocada por uma política econômica que vulnerabiliza fortemente o Brasil, sem controle de fluxo de capitais e com uma taxa de juros das mais altas do mundo está mostrando seu custo: mais uma vez assistimos à socialização dos prejuízos causados pela farra dos lucros fáceis da especulação financeira no mundo e no Brasil, com a transferência de vultosos recursos para as operações de salvamento das instituições financeiras e bancárias”.
Também fazem uma crítica a dois pilares da política do governo federal para o ensino superior: ao Pro-uni e ao Reuni. A carta afirma “medidas como o PROUNI – Programa Universidade para Todos – que repassa recursos públicos para as instituições privadas em nome do acesso à educação superior, e o REUNI– Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – que rompe com a articulação ensino, pesquisa e extensão na universidade pública, a partir de um conjunto de medidas que alteram o próprio conceito de universidade, além da regulamentação frouxa da graduação à distância, são opostas à nossa concepção de educação e da formação profissional: teórico-crítica, ético-política e técnico-operativa de qualidade”.
Faço minhas as palavras dos assistentes sociais.

Nenhum comentário: